A preparar o caminho...

A Alegria de Ser de Cristo

17 e 18 de Abril de 2009

A alegria! A felicidade! A procura! O encontro! Ser cristão! Ser feliz! Ser jovem! Ser acólito! Caminhar! Escolher! Viver! Poderiam ser estas as palavras para descrever o que se viveu, sentiu e partilhou, nos passados dias 17 e 18 de Abril de 2009, sexta e sábado, num encontro de jovens cristãos em Travassô.
Este encontro de jovens e adolescentes da catequese e acólitos teve a orientação de dois frades, Frei Paulo Brandão e Frei Pedro Santos, irmãos franciscanos dos nossos Mártires de Marrocos, que agora 800 anos depois destes, estiveram em Travassô a dar testemunho.

Na sexta-feira dia 17 de Abril, chegavam de Leiria da Fraternidade de Acolhimento Juvenil os frades Paulo e Pedro para se encontrarem com os acólitos de Travassô e dois acólitos da paróquia de Espinhel. Depois do jantar, foi na noite, durante a noite, que a magia começou! Dizia o Frei Paulo: “Na Bíblia todas as coisas importantes acontecem durante a noite! A própria ressurreição foi durante a noite…”
Neste espaço sentimo-nos confrontados com questões que nos levaram a reflectir sobre o que é isto de ser cristão! O que isso implica verdadeiramente nas nossas vidas! O que é ser testemunha da alegria de ser cristão!
No sábado dia 18, durante todo o dia foi a vez dos adolescentes e jovens da catequese se encontrarem com os franciscanos. O que é ser cristão? Como testemunhar esta alegria? As respostas essas ficam nas expressões de alegria, de boa disposição, de introspecção e comunhão que se viveram… e ficam para cada um aprofundar e levar com a própria vida aos outros!
Num plenário ao fim da tarde com perto de 40 jovens e adolescentes que o desafio de escolher Jesus Cristo para as nossas vidas foi sentido em conjunto: “Não tenhas medo, porque eu estou sempre contigo!”
Depois todos juntos numa eucaristia presidida pelo Frei Paulo, esta foi sentida de forma diferente até pela própria comunidade presente. Porque estávamos todos em relação e comunhão! E foi com as guitarras que após a homilia os frades Paulo e Pedro aproveitaram para cantar a alegria de serem cristãos e franciscanos no ano em que a Ordem dos Frades Menores celebra 800 anos.
E é precisamente no fim deste encontro que tudo começa! É agora o desafio: ser feliz! Ser testemunha alegre de Cristo!
Num tempo e sociedade marcada por crises éticas, sociais, económicas, mas essencialmente de esperança e alegria, é agora que tudo começa: vamos todos ser testemunhas da esperança e alegria do Evangelho! Porque Ele está vivo!

Paz e Bem!

0 comentários:

Enviar um comentário