Ricos aos olhos de Deus...

«Vede bem, guardai-vos de toda a avareza: a vida de uma pessoa não depende da abundância dos seus bens».
Lc 12, 13-21
 
Cristo vem mais uma vez chamar a atenção para este aspecto: a importância que tantas vezes damos aos bens, riquezas, que possuímos e que deixamos que nos possuam. Levados pelo brilho das coisas, deixamo-nos fascinar pelo acomular de riquezas, centrando quase toda a nossa vida nisso. E o Senhor vem precisamente chamar-nos a atenção: «Para quem é tudo isso?»
Para proveito próprio? Para destaque na sociedade? Para uma vida repleta (de nada)? Cheios de tudo, mas repletos de nada. Porque no final as riquezas que acumulamos em bens ou contas bancárias recheadas de nada valem perante o Senhor! «Vaidade das vaidades, tudo é vaidade» (Eclesiastes 1, 2). Deus chama-nos a atenção para não nos deixarmos cair no vazio, no vácuo (origem latina da palavra vaidade: "vanita", vazio absoluto). Para que numa vida nova nos deixemos cativar pelas coisas do Alto e não pelas da terra: tornando-nos ricos aos olhos de Deus, no amor ao próximo e a toda a Criação onde Ele se revela. E Deus que nos ama nos dará, na sua providência, o pão de cada dia.
Com Francisco e Clara de Assis que o Senhor nos ajude neste caminho de descoberta do essencial da vida, uma vida em Cristo.

Saciai-nos desde a manhã com a vossa bondade,
para nos alegrarmos e exultarmos todos os dias.
Desça sobre nós a graça do Senhor nosso Deus.
Confirmai, Senhor, a obra das nossas mãos.
(do Salmo 89(90))

2 comentários:

Clara Margaça disse...

Deixo-te uma letra que me persegue há uns dias e que vai de encontro àquilo que nos transmites...

Maravilhas

Maravilhas fez em mim
Minh’alma canta de gozo
Pois em minha pequenez
Se detiveram seus olhos
E o Santo e Poderoso
Espera hoje por meu sim
Minha alma canta de gozo
Maravilhas fez em mim

Maravilhas fez em mim
Da alma brota o meu canto
O Senhor me amou
Como aos lírios do campo
E por seu Espírito Santo
Ele habita hoje em mim
Que não pare nunca este canto
Maravilhas fez em mim

*Um beijo para ti

Anónimo disse...

Como é belo esse silêncio que tantas vezes nos envolve e nos inquieta, mas que, ao mesmo tempo, tudo nos diz. É o Silêncio da graça da presença do Pai que, com o seu coração materno, nos indica num gesto simples a beleza de segui-Lo.

Um abraço em Cristo

Enviar um comentário