Uma opção de amor...

Naquele tempo, seguia Jesus uma grande multidão. Jesus voltou-Se e disse-lhes: «Se alguém vem ter comigo, e não Me preferir ao pai, à mãe, à esposa, aos filhos, aos irmãos, às irmãs e até à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não pode ser meu discípulo. (…) Assim, quem de entre vós não renunciar a todos os seus bens, não pode ser meu discípulo».
Lc 14, 25-33

Jesus Cristo já nos tinha chamado à atenção para a importância que damos às coisas que possuímos e deixamos que nos possuam: «a vida de uma pessoa não depende da abundância dos seus bens» (Lc 12, 13-21). Tantas vezes levados pelo brilho das coisas, porque nos parecem importantes, por pensarmos que nos farão felizes, caímos no redundante, no vazio de uma vida repleta de tudo mas desprovida do essencial. Cristo vem propor que centremos a nossa vida e as nossas riquezas em Deus Pai.
Neste Domingo, o Senhor diz-nos que quem O quiser seguir terá de O amar. Segui-lO implica uma opção concreta: deixar tudo! Segui-lO implica uma opção de coração! Deixar tudo para nos apegarmos a novas futilidades, de nada vale. Optar por Cristo deve ser sempre uma opção de amor: «Ainda que eu distribua todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, de nada me aproveita» (1Cor 13, 3). Cristo não nos impele para uma vida miserável. Mas sim para uma vida centrada em Deus onde podemos ser verdadeiramente Felizes.

2 comentários:

Clara Margaça disse...

Tentei escutar, mas só conseguia ouvir o silêncio profundo da noite. É nesta altura do dia que consigo sentir-me em Paz. Sabe bem ouvir o silêncio.
Embora esteja escuro, fecho os olhos e, ao contrário do que imaginava, tudo se ilumina. Vejo-Te.
À minha volta tudo pára e, por breves instantes, tudo parece fazer sentido. Mas se abro os olhos... volto a ver escuridão.
O silêncio permanece.
Porém, nesses escassos segundos de certeza da Tua presença, peço-Te que não deixes que a minha mão escorregue da Tua.
É difícil seguir-Te.
É difícil, porque seguir-Te implica saber amar como amas-Te, sonhar como sonhas-Te, sentir como sentis-Te, rezar como rezas-Te, sorrir como sorris-Te.. dar a vida por amor como deste.
No entanto, também sei que é sumamente importante, mesmo sendo tão difícil, pois, será no seguimento dos teus passos, mesmo nos mais simples, que irei ser eu própria, à Tua semelhança.
Cativaste-me e, agora, estou persuadida de que a vida não tem sentido se não for ao encontro da Tua Palavra, das Tuas mãos, dos Teus pés...

23 de Março de 2008

*Lembras-te? :)

Rosa disse...

"Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não pode ser meu discípulo"
São muitas as vezes em que nos "abeiramos" de Jesus, mas não na totalidade.
Queremos um Jesus de ocasião, ao nosso jeito, conforme as nossas necessidades...
Abeiramos-nos, mas preferimos tantas outras "coisas" em primeiro lugar.
Custa-nos a abdicar, a desinstalar, a "tomar" a cruz...

Preciso, Senhor, da tua ajuda para ser capaz de renunciar ao que me afasta de Ti, ao que me impede de Te seguir.

Boa semana.

Enviar um comentário